quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cristão da reclamação ou do louvor?

Existem muitos cristãos que poderiam ser chamados de cristãos reclamões...

Olhando para o Cristianismo, para os inícios da Igreja, o que percebemos é a alegria dos cristãos, o amor que fluía entre eles a ponto de encantar até mesmo aos pagãos e incomodar os judeus. Era uma “Igreja” movida pelo louvor, pela gratidão, pela exultação do nome d’Aquele que não estava morto, o Ressuscitado dos mortos: JESUS!

Muitos se aproximaram do Cristianismo por causa desse amor e dessa alegria transbordante, que era uma marca dos cristãos; e claro, precisa continuar sendo. Temos um Deus vivo, que caminha conosco, e que prometeu “permanecer conosco todos os dias, até o fim dos tempos”. Aleluia!

O que temos visto hoje contradiz ao que se testemunhou no início do Cristianismo e que nos acompanhou até agora. Muitos cristãos têm sido contratestemunho para os próprios cristãos, e até mesmo para aqueles que não o são. Vemos, nos tempos atuais, muita divisão, muito desamor, muita provocação e muito cristão triste, mal-humorado, rancoroso, com uma aparência sisuda. Muitos deles parecem infelizes no que experimentam em Jesus.

O louvor deixou de fazer parte da vivência de muitos cristãos - a exultação, a vibração e a alegria deixaram de fazer parte do dia-a-dia. Deixaram de olhar para o Senhor, que nos deu a vida, e para a vitória, para se apegarem aos problemas. Deixaram de se alimentar da certeza da presença do Ressuscitado; muitos têm feito um caminho individualista e de solidão, mergulhados em si mesmos.

Uma vez ouvi uma história de uma criança que comentou com a mãe que nunca queria comungar, pois todas as vezes em que ela o fazia voltava para o banco da igreja e ficava com uma cara fechada, feia e podemos afirmar que - para quem realmente está em Cristo, para quem entregou realmente sua vida nas mãos do Senhor e confia n’Ele plenamente - não há motivos para a reclamação, para a murmuração, para o “chororo”.

Quem entregou sua vida para Cristo caminha com os olhos da fé, e vê além da enfermidade, vê além da perda de um ente querido, vê além da dificuldade financeira, vê além dos problemas familiares e tem uma certeza que gera alegria e gratidão no coração: “O Senhor está próximo”.

Ao passo que todo aquele que deposita a sua confiança em si mesmo, nas pessoas, e simplesmente nas soluções humanas e materiais vai ser sempre um reclamão, um chorão, um murmurador, e quando a dor chegar será capaz de deixar o Senhor e seguir o fácil, as soluções imediatistas.

A cruz é só uma passagem, que nos garante a vitória sobre a morte, pois depois dela é a ressurreição. Por isso, meu amado, minha amada: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos” (Fl 4, 4).

Leia a carta da alegria de Paulo, a Carta aos Filipenses, e veja como é bom e seguro abandonar-se inteiramente nas mãos do Senhor!

Deus abençoe!

Seu irmão,

Pe. Roger Luis

3 comentários:

  1. Nossaaa esse texto cabe muito bem aos fiéis dessa comunidade, não digo todos, mas muitos que fazem frente a pastorais, a setores em que necessitamos de um exemplo de um verdadeiro cristão, não é isso que vemos, e sim pessoas que estão preocupadas com o seu próprio EGO,passam por cima umas das outras, são invejosas, manipuladoras, dizem servir a Deus, mas servem a si próprias, esquecem do maior mandamento de Deus, "amai uns aos outros", mas o que vi, foi- atropelai uns aos outros, massacrai uns aos outros, usai uns aos outros,tanta frieza de espírito, que até infecta nossa alma, vi pessoas que não se estimam, mas que se aturam, falam umas das outras, depois ajoelham, ministram eucaristia e tudo mais, pobres criaturas, estão ainda dando voltas no deserto, assim como os hebreus,e passará muitos anos e assim continuará, vejo pessoas fora da igreja que são muito mais cristãs, caro amigo isso não tem nada a ver contigo,e sim com outras ovelhas desse pasto. Tenha uma excelente semana, e continue dando exemplo aos jovens dessa comunidade, porque os mais velhos não tem jeito só por Deus.
    Ass. Ovelha liberta.

    ResponderExcluir
  2. Sempre devemos agradecer e louvar a Deus pois julgar e reclamar e criticar as pessoas não é coisa de Deus , pois estamos na igreja para recebemos a santa eucaristia que só se recebe verdadeiramnete na igreja catolica . Vamos a igreja para louvar e receber o autor da graça jesus.Por isso atualmente muitas pessoas não ficam na igreja e vão procurar lugares com portas largas, pois a igreja de Jesus tem portas estreitas , e jesus quer nós 100% do coração de cada pessoa.
    Te agradeço Jesus por ser o Tudo em nossas vidas
    Vania

    ResponderExcluir
  3. reclamar é fácil e louvar? veja o link: http://julianocso.blogspot.com/2011/03/reclamar-e-facil-e-louvar.html

    ResponderExcluir