terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nova pintura iconigráfica da igreja...

A Comunidade Santa Teresinha comemora o final de mais uma etapa da reforma!
Com a colaboração dos fiéis está sendo possível reformar e revitalizar nossa igreja, e é com grande alegria que comunicamos a conclusão de mais uma etapa, a nova pintura do altar e da nave da igreja. O projeto iconográfico foi elaborado pelo artista sacro Antônio Batista de Souza Junior.
Abaixo a descrição da pintura segundo o artista: "O projeto iconográfico da igreja Sta. Teresinha do Menino Jesus é Cristocêntrico. Jesus ocupa o eixo central de toda a pintura, toda estrutura de fundo ao Cristo remonta tons de terra siena natural e tem a incumbência de indicar aos que contemplam a sua pequenez diante de Deus e lembrar-nos das soadas palavras do Livro do Gêneses: "Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar" (Gêneses 3,19).

O painel iconográfico apresenta o Cristo Crucificado e destaca o alto da Paixão de Nosso Senhor. O Cristo veste Branco, o puro Linho prescrito no Livro do Apocalipse 19,7-8. Na iconografia o branco não é propriamente uma cor, mas a soma de todas elas. É a luz mesma. É a cor símbolo do Batismo, do novo nascimento para Nova Vida transcendente.


Acima da Cruz é mostrado o Espírito Santo Paráclito, terceira pessoa da Trindade. O Espírito Santo está nesta iconografia em favor da Ação na encarnação do Verbo de Deus "Jesus Cristo" que por sua concepção no seio da Santa Imaculada Virgem Maria foi concebido. E por esta Ação veio desencadear o plano Salvifico do Pai para a salvação da humanidade, o Mistério da Redenção.


O Espírito Santo é mostrado dentro de três semicirculos que surge do céu. O semicirculo branco se incumbe de simbolizar a Divindade de Cristo, o semicirculo amarelo faz alusão ao ouro e simboliza Cristo Rei, o semicirculo vermelho acena para a natureza humana de Jesus e traduz o mistério pascal, (Paixão, Morte e Ressurreição) por meio do qual Cristo realizou a obra da nossa Redenção. A junção dos semicirculos mostra-nos o "DEUS"¹ que veio ao"MUNDO"² e que "MORREU"³ para a salvação de todos.


Em destaque do lado direito do Cristo está a perfuração feita pela lança do soldado romano. Tal perfuração faz com que milagrosamente jorre sangue e água; o "Sangue" revelando a natureza humana e a "Água" a natureza divina de Cristo. João 19,34 Jesus, "um só e mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito em sua divindade e perfeito em sua humanidade; verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto de alma racional e de corpo, consubstancial ao Pai antes de todos os séculos segundo a divindade, 'semelhante a nós em tudo, com exceção do pecado' (Hb 4,15); gerado do Pai antes de todos os séculos segundo a divindade e, nesses últimos dias, para nós e para a nossa salvação, nascido da Virgem Maria, mãe de Deus, segundo a humanidade. (Compêndico do Catecismo da Igreja Católica, p.45, 2005, Loyola)


Como que sustentando a Cruz está uma Videira, pequeno arbusto que traz a representatividade da Igreja Corpo Mistco de Cristo. A árvore tem um grande simbologia nos evangelhos e isto se vê bem expressivo no evangelho de João 15, 1-17: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o Agricultor". E tal simbologia comporta também as afirmações de São Paulo: De fato, o corpo é um só, mas os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. I Coríntios 12,12. A árvore traz todo este caráter e particularidade de cada fiel na participação desta Igreja em que Cristo é a cabeça.


Também nesta iconografia a Videira tem outro fundo que foi inspirado no Salmo 1, 3. Este salmo reforça mais ainda a simbologia que esta árvore idealiza na cristandade. nas palavras do salmista lemos: "Árvore plantada junto d'água corrente da fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham".


Nesta iconografia o exemplo da Cruz faz brotar nossa Santa Madre Igreja que como uma Árvore a beira do rio tem sua vida infalivel sustentada pelo amor de Cristo Jesus por nós.


Por fim, ladeando na direira da cruz está o Arcanho. Em sua vestes a composição de uvas simbolizando o sangue de Cristo. O Arcanjo humildemente incensa o espaço sagrado exprimindo nossa libertação do hálito penitencial do pecado, que pela encarnação e redenção de Cristo fomos perdoados. Em traços sutis estão pintadas as nuvens de fumaça que se eleva, se inclina e desce. isso reflete a nossa oração e louvor a Deus protagonista desta iconografia e da liturgia."


¹ Cor Branca


² Cor Amarelo Ouro


³ Cor Vermelha


Antônio Batista de Souza Junior - Artista Sacro.


"Pedimos agora a colaboração de todos para o término das salas internas e das torres da igreja...Que Deus abençoe a todos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário