quinta-feira, 10 de março de 2011

Quaresma: Jejum espiritual ou apenas dieta ?

Vivemos o tempo da quaresma, um tempo dedicado a observância e a fortificação de nossa vivência Cristã. Neste tempo é propício um costume de séculos, o Jejum e abstnência ao pecado.

Ou seja é um tempo onde devemos pesar nossas atitudes e medir nossas ações, pensar melhor no outro e para o outro dedicar nossa caridade. Não é um tempo de dieta. É sim um tempo de jejuar, mas é um jejum muito mais espiritual do que carnal. Porque pensar em abster-se somente de um alimento como muitos fazem pura e simplismente porque é um costume, sem apegar-se ao sentido verdadeiro que é afastar o pecado da carne para purificar a alma.

Quando vejo pessoas falando em abster-se de chocolate, pão ou qualquer outro alimeto, sempre pergunto qual o sentido daquele jejum para ela. Porém as respóstas são sempre as mesmas: “Gosto tanto desse alimento e ficando sem ele estarei jejuando a minha quaresma.”

No fundo essa pessoa fez a coisa mais fácil que poderia, que é abster-se de um simples alimento. Não pensando em se penitênciar, mas somente em deixar de se nutrir de um determinado alimento. E eu me pergunto será que esta pessoa consegue afastar os maus pensamentos ou deixar de falar mal dos outros pecar em atitudes ou de qualquer outra forma durante o período de quaresma? O jejum carnal não é um erro mas ele deve ser aliado as atitudes. Como diz São Tiago: “ De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?”

Quantas vezes vemos pessoas que se dizem fervorosas na fé, praticando atitudes totalmente contrárias aos ensinamentos Cristãos? Para essas pessoas jejuar é pura e simplismente deixar de comer algo que ela goste e pronto. Não pensam que se deixassem de fazer o mal agradariam muito mais o Senhor?.

Contudo, é preciso que cada um faça um exame de cosciência e reflita verdadeiramente: “Quais atitudes que me afastam do Senhor?” E só a partir desta resposta poderemos formular como jejuar espiritualmente a quaresma. Feito isso, enfim poderemos também aliar o jejum carnal ao jejum espiritual e finalmente viver a verdadeira quaresma de Oração, Jejum e Penitência!

Wesley dos Anjos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário